Nosso Trabalho

A Creche Cantinho da Natureza é uma organização não-governamental referência na capacitação educacional infantil que atende quase 200 crianças em Copacabana, no Rio de Janeiro (Brasil).

Somos uma creche transformadora de vidas. Mudamos a realidade das nossas crianças. Lutamos diariamente por uma sociedade mais justa. Contamos com sua doação e de organizações que escolhem doar dinheiro para ajudar a concretizar os sonhos de centenas de crianças carentes.

Fazemos a diferença na vida das nossas crianças com doações, seja de doador filantropo seja de empresas patrocinadoras. Doações de tempo e experiência também são importantes. Pessoas e organizações que não podem doar dinheiro podem ajudar com projetos para captação de recursos, arrecadação de dinheiro, alimentos e bens de consumo não-duráveis.

Benefícios da Doação

a) Com suas doações você vai ajudar na capacitação educacional de quase 200 crianças

b) Doadores podem visitar a creche e ver nossas crianças quando quiser

c) Empresário ou pessoa jurídica, ao doar dinheiro divulgará sua marca em nosso site como “Patrocinador”

d) Ao divulgar o apoio em seu próprio site, ajudar sua marca a ser reconhecida em responsabilidade social

e) Doações podem ser deduzidas de seu Imposto de Renda (IR)

Como Contribuir?

Salve uma criança com sua doação! Doe agora!! Doar dinheiro vai ajudar um projeto social de capacitação educacional de crianças. Faça uma doação única ou doação mensal e apadrinhe uma criança.
Tanto a pessoa física quanto a pessoa jurídica podem ajudar com doações.
Você ou sua empresa podem doar dinheiro mediante depósito ou transferência bancária ou boleto. É a chamada doação única.
Se preferir apadrinhar uma criança com doação mensal, use o cartão de crédito ou boleto.

Minha Doação é Segura?
Sua doação é segura desde que o faça depósito ou transferência bancária diretamente para

ITAÚ UNIBANCO S/A (341)
Agência 0308
Conta corrente 48847-7
CNPJ 34.064.808/0001-54
OBRA SOCIAL DA PARÓQUIA DE SANTA CRUZ DE COPACABANA (Creche Cantinho da Natureza)

Se preferir doar seu Imposto de Renda (IR), deve informar a razão social/CNPJ da Creche Cantinho da Natureza ao Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA-Rio, onde a Creche Cantinho da Natureza tem inscrição, e destinar parte de seu IR ao Fundo Municipal para Atendimento dos Direitos da Criança e do Adolescente – FMADCA.

A doação do Imposto de Renda (IR) é prevista em lei. Doe para entidade filantrópica! Doar para entidade filantrópica é ação política e filantrópica.

Faça uma doação para a entidade filantrópica mais legal do Rio de Janeiro, a Creche Cantinho da Natureza.

Somos a união de esforços de membros da Obra Social da Paróquia de Santa Cruz de Copacabana e voluntários com o propósito de doar tempo e dinheiro para fazer a diferença na vida de crianças carentes. Cuidamos das crianças para o desenvolvimento delas, para que seu pais possam trabalhar fora e gerar renda para a família. E damos às crianças capacitação educacional para que futuramente não dependam mais do Estado ou organizações não-governamentais. Sem a creche, a mãe fica impedida de conseguir emprego ou trabalhar como autônoma, prejudicando toda a estrutura familiar. O apoio educacional na primeira infância à um fator de independência financeira para muitas mulheres. A Creche Cantinho da Natureza existe há mais de meio século para ajudar quase 200 crianças de 6 meses a 6 anos de idade, como, também, mães e famílias e toda a comunidade. E só podemos continuar esse trabalho mediante doações, doação de dinheiro para ajudar a manter a creche.

Contamos com a sua doação. Doar dinheiro e ajudar crianças é um ato de amor. Doe agora. Doação única ou doação mensal, por depósito, transferência bancária, boleto ou cartão de crédito, tanto faz, seja um filantropo da causa “capacitação infantil”. Apadrinhe uma criança. Organizações patrocinadores e parceiros podem contribuir como doador pessoa física ou pessoa jurídica. Salve uma criança. Você pode ajudar crianças e adolescentes em situação vulnerável. Apoiar um projeto é salvar uma criança. Faça uma doação. Benefícios do doador são vários, descubra quais! Doar com cartão é seguro. Ou faça uma doação ao Fundo Municipal para Atendimento dos Direitos da Criança e do Adolescente – FMADCA, administrado pelo Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA-Rio. Acesse a página “Doe agora” e descubra como doar o Imposto de Renda (IR), realizar doação do Imposto de Renda (IR). Doe para entidade filantrópica. Doação para entidade filantrópica é uma maneira inteligente de ajudar porque ajuda quem o faz profissionalmente. Doar para entidade filantrópica no Rio de Janeiro - RJ (Brasil) faz bem, acredite.

Nossa história

Desde 1962 ajudamos as crianças do Morro dos Cabritos (Copacabana) no Rio de Janeiro – RJ (Brasil).

Formalizamos a Creche Cantinho da Natureza na razão social Obra Social da Paróquia de Santa Cruz de Copacabana (CNPJ nº 34.064.808/0001-54) alguns anos depois, em 1970.

Tudo começou de fato quando a comunidade carente do Morro dos Cabritos foi atingida por inúmeros deslizamentos de terra, em 1962, que causaram desabamentos de várias casas e muitas mortes. O saldo de mortos e desabrigados sensibilizou o então pároco da Igreja Santa Cruz de Copacabana, que, com o auxílio dos fiéis, empresários e doadores anônimos resolveu criar a Obra Social da Paróquia de Santa Cruz de Copacabana para ajudar na reconstrução das casas das famílias desabrigadas.

Somos uma associação sem fins lucrativos na forma de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que tem como principal missão

“A promoção integral da pessoa humana através do desenvolvimento de programas no campo social, cultural, religioso, educativo e formativo, visando em especial o apoio aos jovens e às famílias mais pobres”.

Em 1973, para acolher e educar as crianças das mães trabalhadoras da comunidade fundamos a Creche Cantinho da Natureza, cuja construção foi realizada com o trabalho efetivo dos moradores da própria comunidade. Ao longo dos anos a creche tornou-se um Centro Educacional ampliando e enriquecendo suas atividades e abrangendo mais faixas etárias, até incluir crianças e adolescentes de quatro meses à 14 anos.

A Creche Cantinho da Natureza está presente na vida da comunidade Morro dos Cabritos com particular acolhimento de crianças, jovens e suas famílias. Para tal, tem suas ações direcionadas às crianças, às famílias, à comunidade, aos jovens tendo em vista o contexto em que estão inseridos e as necessidades de formação integral.

Nossa comunidade

A Creche Cantinho da Natureza fica no complexo do Morro dos Cabritos, que é formado pelas Comunidades Morro São João, Morro da Saudade, Ladeira dos Tabajaras, e está localizado entre os bairros de Copacabana e Botafogo na zona sul da cidade do Rio de Janeiro, ocupando uma área de 387.714 metros quadrados.

A primeira ocupação do Morro dos Cabritos foi iniciada em 1858 ainda no período colonial. A segunda ocupação ocorreu em 1926 formada por emigrantes provenientes da região norte e nordeste do país.

A atenção ao contexto comunitário levou a realização da primeira pesquisa censitária na comunidade Morro dos cabritos em 2006, onde foram levantados dados precisos e objetivos sobre aspectos da educação, saúde e habitação da comunidade pela Fundação AVSI Brasil e a Fundação Cesgranrio. A conclusão dos dados coletados possibilitou não apenas a Creche Cantinho da Natureza um melhor conhecimento sobre a comunidade onde está inserida, mas, também, permitiu que a própria comunidade se conhecesse por meio da divulgação dos dados para toda a comunidade.

A comunidade é formada por 2.151 domicílios, onde residem 6.695 moradores, a maioria com idade entre 21 e 64 anos de idade, 33% da população tem idade entre zero e 20 anos. Existem 577 crianças entre zero e 4 anos de idade e 230 de 4 a 6 anos de idade. A maior parte dos responsáveis pelos domicílios são mulheres, cariocas, a maioria delas vivendo em regime de União Estável e trabalham com carteira assinada, com renda entre 1 e 2 salários mínimos.

A principal fonte de renda de 37% dos entrevistados é obtida pelo trabalho formal com carteira assinada, enquanto 28% vivem da renda do trabalho informal. No aspecto educativo, a grande maioria dos habitantes sabe ler e escrever. Existe uma boa escolaridade com baixa defasagem idade/escola, e uma baixa incidência de trabalho infantil. Grande parte das casas é de alvenaria, possuindo água e esgoto encanados. No entanto, as construções são precárias, com pouco espaço, sendo as construções uma sobre as outras com pouca ventilação e grande umidade.

A maior parte dos moradores são proprietários de suas casas. O uso da área do Morro dos Cabritos é prioritariamente residencial, com a presença de comércio e alguns serviços aos moradores como a Creche Municipal Tia Sônia Crispiniano, a quadra do Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos da Villa Rica e o Santuário São Benedito e Nossa Senhora de Fátima.

A principal via de acesso à comunidade é a Ladeira dos Tabajaras, que une a comunidade ao bairro de Copacabana, e a Rua Euclides da Rocha, que percorre toda a Comunidade. Os moradores não são atendidos por transporte público, sendo o serviço de transporte na comunidade realizado por kombis e mototáxis privados.

Concepção de criança

É uma pessoa que sabe conhecer, sabe amar, sabe construir.

Ela tem dentro de si uma atração que a move ao encontro da realidade, uma atração natural, mas que não se revela automaticamente, mecanicamente, de uma maneira instintiva, nem no começo da vida quando os mecanismos instintivos são prevalecentes como mostra a experiência de René Spitz (Psicanalista austro-estadunidense que desenvolveu pesquisa depois da 2ª Guerra Mundial sobre a importância do relacionamento afetivo para o desenvolvimento da criança).

É um ser que deve ser levado em conta na sua temporalidade que deve ser tratado historicamente, não se pode pensar à criança em abstrato, fora do tempo e do espaço, precisamos olhar para a realidade da criança em todos os seus aspectos pessoais, familiares e sociais. A criança aprende fazendo, acertando, errando e repetindo.

Portanto, a equipe deve realizar um trabalho voltado às necessidades que a criança tem dentro de cada faixa etária específica.

Toda criança revela essas características:

- É curiosa, aberta a descobrir a realidade;
- É ativa, aprende, fazendo experiência;
- É dependente, precisa de alguém que a conduza à liberdade;


Todos esses fatores são integrados entre si; a integridade da pessoa é o conjunto de todas as características ordenadas até conseguir uma meta.

A meta que deve ser realizada não está nas mãos do educador, do professor, cabe à criança realizar a própria felicidade.

Concepção de família

É comum a tentação das instituições educativas realizarem um trabalho assistencial, que é a forma de resposta mais imediata para uma necessidade: um trabalho “para” a família e não um trabalho “com” a família, na pretensão de serem capazes de definir quais são suas carências. O desejo da Creche Cantinho da Natureza é de que a família seja reconhecida como capaz de educar, como sujeito apto para formular as próprias prioridades, sem ser substituída por ninguém no seu papel educativo. Partimos de um dado objetivo: a criança nunca é um ser isolado, está sempre inserida em um contexto familiar que é rico em presenças significativas, mesmo sendo desestruturado como em muitos casos.

A família é um recurso que temos na busca de tentativas originais para responder as necessidades encontradas no relacionamento cotidiano com crianças e famílias. O ponto de partida é olhar para as famílias não como frágeis, desestruturadas, algo que deve receber apoio, ajuda, e sim, pelos recursos que representam, qualquer que seja a situação que se encontrem. E esse movimento comum é a única modalidade na qual a tarefa de educar pode ser desenvolvida, pois, como dissemos, educar é algo que não se faz individualmente.

A família sozinha não consegue desempenhar seu papel educativo porque não consegue administrar o forte desafio da total falta de valores que está ao seu redor. Portanto, nosso trabalho consiste em fazer um percurso “junto com as famílias”.

A família constitui um recurso para a sociedade, a partir do momento em que auxilia nas respostas aos problemas e necessidades cotidianas de seus membros. Através da proteção, da promoção, do acolhimento, da integração e das respostas às necessidades dos seus, a família favorece o desenvolvimento da sociedade. É o lugar fundamental da socialização e da educação das novas gerações, já que nas famílias não é transmitida apenas a vida, mas também o seu significado, o conjunto dos seus valores e critérios de comportamentos.

No relacionamento com as famílias e crianças atendidas entendemos que compartilhar a situação de uma pessoa não significa viver sua condição, fato que seria impossível. Mas, é possível oferecer uma companhia real, o que permite a essa pessoa assumir e penetrar em sua situação de tal forma que possa encontrar os meios para olhar de frente os aspectos implicados em cada situação.

A acolhida na Creche Cantinho da Natureza representa não apenas uma solução para as crianças: Se traduz em uma experiência educativa que restitui para a mãe e adultos o sentido de dignidade da pessoa, com o tempo, estimula a dar novamente ao núcleo familiar uma identidade precisa e, então, uma solidez.

Concepção de Educador

A mentalidade moderna pensa a autoridade como um exercício de poder e de influência sobre os indivíduos.

No campo educativo, o conceito de autoridade está relacionado com a capacidade de coerência do Professor e sua preparação acadêmica. A autoridade que reconhecemos necessária no processo educativo é de um adulto que através do seu envolvimento com os educandos os conduz para conhecer, compreender e aprender.

A educação não pode prescindir do exercício da autoridade. A autoridade é fruto de experiência e competência, mas se conquista, sobretudo com a coerência da própria vida com o envolvimento pessoal, expressão do amor autêntico do educador. O educador é, portanto, uma testemunha da verdade e do bem para os educandos. Em seu livro Educar é Um Risco, Luigi Giussani diz que uma autoridade é quem faz crescer, quem gera.

Portanto, uma autoridade autêntica:

- Não dá soluções prontas, mas introduz o educando a fazer a experiência dentro da realidade;
- Valoriza a experiência do educando e lhe oferece novos elementos para julgar e compreender melhor;
- Abre o horizonte do educando para além de seus interesses particulares;
- É disponível para aprender também com o educando;


No entanto, o processo educativo não é concluído com a presença da autoridade, o educando deve verificar pessoalmente o valor da hipótese que lhe é oferecida.

Proposta pedagógica

Alguns aspectos importantes da metodologia proposta:

– O educador é fundamental no processo educativo. Consideramos que o EDUCADOR não é um organizador do trabalho, mas alguém que comunica a si mesmo, que envolve totalmente a sua pessoa na relação com o aluno.

– As atividades são planejadas a partir de um quadro com rotina diária, contendo os horários de cada atividade e sua descrição. Para construção da rotina, consideramos as necessidades das crianças conforme seu desenvolvimento, sua faixa etária, visando seu bem-estar e desenvolvimento integral.

– O tempo e o espaço vivenciado pelo educador junto à criança devem contribuir para o desenvolvimento integral da mesma, favorecendo o aprofundamento do relacionamento. Deve proporcionar a experiência da acolhida, do pertencer, contribuindo dessa maneira para o aprendizado da criança.

– O acompanhamento do educador, a sua ação com a criança percorre as seguintes etapas:

• Fazer pela criança quando ainda não consegue fazer sozinha.
• Fazer com a criança.
• Acompanhar, orientar o que a criança faz.
• Incentivar, assegurar as condições para que aprenda cada ação.
• Incentivar, assegurar as condições para a criança agir sozinha.


Jornada pedagógica

Tratam de todos os aspectos envolvidos com a formação profissional, seja do educador como dos demais funcionários. São abordados temas importantes para o trabalho de todos e para a integração da equipe. São momentos mais específicos para aprofundar em cada pessoa a consciência da sua tarefa educativa e a clareza da Identidade da Obra Social.

São discutidos os objetivos mais amplos do trabalho procurando identificar as etapas para atingir tais objetivos. Alguns temas são desenvolvidos em parceria com outras pessoas ou instituições que atuam diretamente na área da formação desejada.

É realizado também, encontros individuais semanais, quinzenais de orientação estabelecidos pela coordenação pedagógica e direção de acordo com as necessidades de formação apresentadas na ocasião, neste sentido são traçados os percursos de atuação. Momento de reflexão a partir das observações realizadas do trabalho cotidiano, ondem discutem algumas questões relacionadas às atividades realizadas, às ações dos educadores, ao comportamento das crianças, relacionamento com as famílias, e etc. O educador é um ser em desenvolvimento, ele tem características e ritmos individuais na construção de conhecimentos e na construção de sua identidade.

O coordenador pedagógico acompanha o caminho de cada educador colaborando para:

- Identificar as necessidades de cada educador e partir delas;
- Verificar se o planejamento está se realizando e acompanhar seu andamento;
- Solicitar ao educador que levante hipóteses de trabalho, diante de aspectos compartilhados nos encontros;
- Incentivá-lo a registrar suas reflexões;


Os educadores e coordenador olham juntos para as circunstancias identificadas favorecendo um maior conhecimento e possibilitando enfrentarem os problemas com mais clareza e certeza das posturas a serem tomadas.

Principais temas da jornada pedagógica

Ao longo do tempo desenvolvemos uma prática educativa de binômio “cuidar e educar”, fundamental quando se refere a crianças pequenas de creche.

Dessa forma, organizamos o trabalho pedagógico através de temas geradores a partir do interesse e necessidade das crianças em questão, sendo assim foram tratados de assuntos como:

- Identidade
- Os sentidos
- Valores
- Carnaval
- Páscoa
- Maternidade
- Alimentação
- Animais
- Reciclagem
- Paternidade
- Profissões
- Transportes
- Meio Ambiente
- Natal

Todos os temas geradores foram definidos pela Coordenadora Pedagógica em conjunto com a equipe docente.
Percebemos uma participação significativa dos pais e responsáveis em colaborar para o desenvolvimento de cada atividade levando ao sucesso de cada projeto. Ao final as crianças realizavam exposições para que todos da creche e das famílias pudessem ver e assim compartilhar o aprendizado.


PATROCINADORES E PARCEIROS