2.1 Vinícius de Moraes

No mês de outubro  realizamos  um trabalho voltado para a vida e obra de  Vinícius de Moraes.

Utilizamos a internet como uma das várias fontes de consulta. Dessa forma conseguimos conhecer e compartilhar mais de perto a vida do artista, suas músicas, suas poesias e toda sua contribuição para o cenário cultural do país.

Cada turma, da Creche ao Prosseguir, de acordo com a idade,  foram desenvolvendo atividades visando conhecer um pouco mais de Vinicius de Moraes.

Conheceram e ouviram suas músicas, fizeram um estudo detalhado sobre a canção “Garota de Ipanema” musica que mais gostaram. Conheceram por meio de fotos a musa inspiradora na época em que a música foi criada e como está esta mulher hoje. Conheceram a história da composição da música.

As músicas e poesias da “Arca de Noé” foram cantadas e encenadas.

Suas poesias foram exploradas como texto para interpretação para os maiores.

Como culminância realizamos, na quadra de esportes da instituição, uma apresentação em que todas as turmas participaram, desde o maternal l , da Creche) até o a turma de 9 a 12 anos (Prosseguir). Cada grupo escolheu e apresentou aquilo que mais gostou de descobrir e/ou aprender. Tivemos canções, poesias, dramatizações e etc. O espaço físico ficou todo decorado com os trabalhos de artes confeccionados neste período compartilhando com as famílias convidadas o conhecimento conquistado.

Foi um excelente trabalho ao trazer para o nível de compreensão das crianças, a linguagem diversificada do grande poeta Vinícius de Moraes.