3.1 Proposta Pedagógica

O Projeto Prosseguir atende diariamente 100 crianças e adolescentes de 4 anos á 12 anos de idade, que frequentam alternadamente a Escolas Municipais.

Nosso objetivo primordial é a acolhida dessas crianças e adolescentes, além de compartilhar com os pais a tarefa educativa.. Compreendemos que o Centro Educacional deve ser um local onde cada um deve ser recebido como realmente é, com suas qualidades e dificuldades, seus interesses e aptidões. Nessa perspectiva verificamos que muitos deles apresentam uma grande defasagem entre o que a escola pede e o que eles são capazes de fazer, sendo a maior dificuldade a leitura e a escrita.

Partindo dessa realidade e na possibilidade de acompanhar e fazer crescer todos eles, planejamos o trabalho no Centro Educacional em seis oficinas:

  • Arte
  • Educação Física
  • Língua Inglesa/Biblioteca/Informática
  • Musica
  • Capoeira

Organizamos nosso trabalho em níveis de leitura, onde é realizado um acompanhamento sistemático de letramento, leitura e escrita. Com o objetivo de procurar sanar a grande dificuldade de leitura, escrita e interpretação separamos as turmas de acordo com a urgência apresentada.

Muitas vezes, as crianças trazem da escola, tarefas que não conseguem realizar por não saberem ler ou escrever. Assim foi criado um ambiente alfabetizador, trazendo para a sala a escrita em situações funcionais, o contato com palavras e textos estáveis e significativos (seu próprio nome, e de pessoas ou objetos com os quais tenha alguma ligação afetiva, músicas ou poemas, etc.), usamos jogos, brincadeiras, material variado. A meta é que este grupo especialmente, seja capaz de ler e escrever pequenos textos e tornar-se independente na confecção do trabalho de casa.

Alguns crianças já estão alfabetizadas, porém  necessitam de uma atenção especial na parte ortográfica. Dessa forma é realizado trabalhos com independência, porém os textos precisam ser enriquecidos e coerentes.