Contexto histórico da Obra

A Obra Social foi criada em 1962 para responder às necessidades urgentes da Comunidade que na época havia sido atingida por inúmeros deslizamentos de terra que ocasionaram vários desabamentos de casas e consequentemente várias mortes. O saldo de mortos e desabrigados sensibilizou o então pároco da Igreja Santa Cruz de Copacabana, que, com o auxílio dos fiéis, resolveu criar a Obra Social, para ajudar na reconstrução das casas e das famílias que haviam sido desabrigadas.

A Obra Social é uma Associação Brasileira, sem fins lucrativos, possui o título de Utilidade Pública Federal e tem como principal missão:

“ A promoção integral da pessoa humana através do desenvolvimento de programas no campo social, cultural, religioso, educativo e formativo, visando em especial  o apoio aos jovens e às famílias  mais pobres”.

Em 1973, para acolher e educar as crianças das mães trabalhadoras da comunidade foi fundado a Creche “Cantinho da Natureza”, cuja construção foi realizada envolvendo ativamente os moradores da própria comunidade.

Ao longo dos anos a creche tornou-se um Centro Educacional ampliando e enriquecendo suas atividades e abrangendo mais faixas etárias, até incluir crianças e adolescentes de quatro meses à 12 anos incompletos..

O Centro Educacional Cantinho da Natureza está presente na vida da comunidade Morro dos Cabritos com particular acolhimento as crianças, jovens e suas famílias. Para tal, tem suas ações direcionadas às crianças, às famílias, à comunidade, aos jovens tendo em vista o contexto em que estão inseridos e as necessidades de formação integral.