1.2 O Contexto da Comunidade

O Centro Educacional Cantinho da Natureza se localiza, no complexo do Morro dos Cabritos que é formado pelas Comunidades Morro São João, Morro da Saudade, Ladeira dos Tabajaras, e está localizado entre os bairros de Copacabana e Botafogo na zona sul da cidade do Rio de Janeiro, ocupando uma área de 387.714 metros quadrados.

A primeira ocupação do Morro dos Cabritos foi iniciada em 1858 ainda no período colonial. A segunda ocupação ocorreu em 1926 formada por emigrantes provenientes da região norte e nordeste do país.

A atenção ao contexto comunitário levou a realização da primeira pesquisa censitária na comunidade Morro dos cabritos em 2006, onde foram levantados dados precisos e objetivos sobre aspectos da educação, saúde e habitação da comunidade pela Fundação AVSI e a Fundação Cesgranrio. A conclusão dos dados coletados possibilitou não apenas ao Centro Educacional um melhor conhecimento sobre a comunidade onde está inserido, mas permitiu que a própria comunidade se conhecesse, através da divulgação dos dados para toda a comunidade.

A comunidade é formada por 2.151 domicílios, onde residem 6.695 moradores, a maioria com idade entre 21 e 64 anos de idade, 33% da população tem idade entre zero e 20 anos. Existem 577 crianças entre zero e 4 anos de idade e 230 de 4 a 6 anos de idade.

A maior parte dos responsáveis pelos domicílios são mulheres, cariocas, a maioria vive acompanhada, não casadas, sendo a maioria delas trabalhadoras com carteira assinada, com renda entre 1 e 2 salários mínimos.

A principal fonte de renda de 37% dos entrevistados é obtida através do trabalho formal com carteira assinada, enquanto 28% vivem da renda do trabalho informal.

No aspecto educativo, a grande maioria dos habitantes sabe ler e escrever. Existe uma boa escolaridade com baixa defasagem idade/escola, e uma baixa incidência de trabalho infantil.

Grande parte das casas é de alvenaria, possuindo água e esgoto encanados. No entanto, as construções são precárias, com pouco espaço, sendo as construções uma sobre as outras com pouca ventilação e grande umidade.  A maior parte dos moradores são proprietários de suas casas.

O uso da área do Morro dos Cabritos é prioritariamente residencial, com a presença de comércio e alguns serviços aos moradores como a Creche Municipal Tia Sônia Crispiniano, a quadra de Escola de samba Vila Rica, o Santuário São Benedito e Nossa Senhora.

A principal via de acesso à comunidade é a Ladeira dos Tabajaras, que une a comunidade ao bairro de Copacabana, e a Rua Euclides da Rocha, que percorre toda a Comunidade. Os moradores não são atendidos por transporte público, sendo o serviço de transporte na comunidade realizado por kombis e mototáxis privados.