Passeio a Praia de Grumari

Passeio a Praia de Grumari

Com a turma dos maiores, 9 a 12 anos, foi realizado uma pesquisa de ampliação onde tiveram como objetivo geral porporcionar a possibilidade de vivência de situações científicas em atividades do cotidiano, trabalhando conceitos básicos da física aplicados ao dia a dia, desenvolvendo o senso critico sobre a ação dos fenômenos naturais, estimulando a percepção auditiva, ampliando as possibilidades de vivência corporal em ambientes diversos, reconhecendo a relação entre mares e fases da lua, formação de ondas e tsunamis, ações do vendo, etc. A pesquisa de ampliação foi passar o dia na praia de Grumari e aplicar na pratica alguns experimentos para assim fundamentar tudo o que foi estudado, pesquisado e descoberto em sala de aula.

Relatamos duas dentre tantas experiências realizadas:

Ao chegar a praia fincaram um bambu na beira do mar assim que chegaram na praia. E observaram durante todo o periodo em que lá ficaram. Dessa forma verificaram na pratica como ocorre a variação da maré.

Relembraram como são formadas as ondas e sua relação com o vento. O prof. Vinícius – prof de música, foi convidado a adrentar ao mar com sua prancha para além da arrebentação. Assistiram as ondas passando pelo professor e ele não chegava nunca a margem provando assim na pratica que a onda não transporta água. Comprovando mais uma vez tudo aquilo que haviam estudo, pesquisa e aprendido.

Esta foi uma ocasião maravilhosa para aproximar ainda mais crianças e professores, vinsado o resgate da auto estima e credibilidade em suas conquistas. Temos plena clareza de que não podemos suprir todas as suas necessidades porém neste período de tempo em que estão conosco podemos contribuir para uma formação para a vida mais adequada, neste caso, dando-lhes a oportunidade de estar num ambiente e ter um olhar atento e focado em algo pré determinado por todos. Obviamente que esta foi uma bonita ocasião de estar junto, compartilhando a vida e conhecendo-os mais ainda.