4.1 O que é e como acontece?

Tratam de todos os aspectos envolvidos com a formação profissional, seja do educador como dos demais funcionários. São abordados temas importantes para o trabalho de todos e para a integração da equipe.

São momentos mais específicos para aprofundar em cada pessoa a consciência da sua tarefa educativa e a clareza da Identidade da Obra Social. São discutidos os objetivos mais amplos do trabalho procurando identificar as etapas para atingir tais objetivos. Alguns temas são desenvolvidos em parceria com outras pessoas ou instituições que atuam diretamente na área da formação desejada.

É realizado também,  encontros  individuais semanais, quinzenais de orientação estabelecidos pela coordenação pedagógica e direção de acordo com as necessidades de formação apresentadas na ocasião, neste sentido são traçados os percursos de atuação.

Momento de reflexão a partir das observações realizadas do trabalho cotidiano, ondem discutem algumas questões relacionadas às atividades realizadas, às ações dos educadores, ao comportamento das crianças, relacionamento com as famílias, e etc,.

O educador é um ser em desenvolvimento, ele tem características e ritmos individuais na construção de conhecimentos e na construção de sua identidade. O coordenador pedagógico acompanha o caminho de cada educador colaborando para:

  • Identificar as necessidades de cada educador e partir delas;
  • Verificar se o planejamento está se realizando e acompanhar seu andamento;
  • Solicitar ao educador que levante hipóteses de trabalho, diante de aspectos compartilhados nos encontros;
  • Incentivá-lo a registrar suas reflexões;

Os educadores e coordenador olham juntos para as circunstancias identificadas favorecendo um maior conhecimento e possibilitando enfrentarem os problemas com mais clareza e certeza das posturas a serem tomadas.