4 Jornada Pedagógica

O referencial Pedagógico Curricular para a formação de Professores da Educação Infantil do MEC diz que a formação desse professor deve estar relacionada ao saber, ao saber fazer e ao saber explicar o que faz. Cabe a equipe de trabalho ajudar continuamente a recuperar o sentido de cada ação. São muitos os desafios para melhorar e garantir, na prática, a qualidade da educação oferecida.

Considerando que o educador é aquela pessoa que comunica a si mesmo e que aprende diante das situações apresentadas pela realidade é necessário garantir momentos de reflexão e aprendizado para os profissionais do Centro Educacional. Para que o mesmo reconheça seu valor, o seu papel e aprenda dos relacionamentos estabelecidos com as crianças e demais pessoas da equipe e famílias.

A formação continuada considera o educador como um ser total. Os argumentos de reflexão oferecidos aos educadores nos encontros de formação individuais ou em grupo se colocam numa perspectiva educativa global, que envolve e abraça a dimensão profissional, considerada não como uma competência, mas como uma expressão da pessoa do educador. Ser protagonista de uma proposta educativa significa antes de tudo ser protagonista da própria vida, do próprio trabalho.