2.2 Rotina Diaria da Crianca

Rotina diária da Creche

A primeira realidade com que o educador se depara é a existência daquela pessoa que lhe é confiada.

Educar é despertar na pessoa a consciência que ela é constituída por necessidades infinitas. Desde o nascimento está presente na criança a exigência de um significado que se manifesta em cada ação realizada: o movimentar-se, o brincar, a linguagem etc,.

Desde os primeiros meses de vida a criança vive em constante agitação, movida por uma necessidade de conhecer, de pegar, de provar tudo que encontra. O educador é aquela pessoa que no contato com a criança apresenta o significado de cada objeto que experimenta. A criança aprende dentro de um relacionamento, ela precisa de hipóteses positivas e certas para viver todas as atividades, circunstâncias que acontecem.

A equipe de educadores em conjunto à Coordenação Pedagógica elabora atividades a partir de um roteiro onde se encontram  os objetivos gerai e específicos para o desenvolvimento dos eixos de trabalho com as crianças. Neste roteiro há também indicações de atividades a serem realizadas.

Entendemos que todos os momentos e ações sistematizadas desenvolvidas são momentos em que a criança vai se estruturando em direção à autonomia e a ampliação do conhecimento de si e do mundo.

Todas as atividades devem proporcionar uma aprendizagem significativa para as crianças, ou seja, valorizando o interesse e a curiosidade da criança para que ela se sinta motivada e chegue a um maior conhecimento de si e do mundo que a cerca. Dessa forma toda a atividade no Centro Educacional tem como fundamento uma intencionalidade educativa através de uma rotina diária pré-estabelecida conforme modelo abaixo.

 

Rodízio do Espaço Comum do Centro Educacional Cantinho da Natureza

Espaço comum Maternal I sala 05 Maternal I sala 06 Maternal II sala 03 Maternal II sala 04
Casinha de bonecas 6ª feira das 8:45 às 9:00h 6ª feira das 9:00h às 9:15h 5ª feira das 10:00h às 10:30h 4ª feira das 10:00h às 10:30h
Quadra de esportes 2ª e 4ª feiras das 8:45h às 9:15h 3ª e 5ª feiras das 8:45h às 9:15h 2ª, 4ª e 6ª feiras das 10:00h às 10:50h 3ª, 4ª e 6ª feiras das 11:00h às 11:50h
Play 3 e 5 feiras das 8:45h às 9:15h 2 e 4 feiras das 8:45h às 9:15h 3 e 5 feiras das 10:00h às 10:50h 3 e 5 feiras das 11:00h às 11:50h
Biblioteca  – 3 feira das 14:45h ás 15:45h 3 feira das 10:00 às 11:00h

Dia a dia

Abaixo um modelo de atividades do dia-a-dia das crianças.

iaMaternal II – Sala 03

Horários

Atividade

Obs.

7:30h às 8:00h Acolhida  Receber as crianças em rodinha;
8:00h às 8:30h Rodinha Conversa, contar novidades, chamadinha, planejamento do dia, etc.
8:30h às 9:00h Café da manhã refeitório
9:00h às 10:15h Atividade Pedagógica Levando em consideração o PLANO DE CURSO, elaborar atividades intencionalmente pedagógicas, em rodízio.
10:15h às 11:00h Banho

Prof. E recreadora se revezam.

11:00h às 11:30h Almoço, higiene e preparação para sono.
11:30h às 13:30h Sono
13:30h às 14:00h Leite
14:00h às 14:45h recreação 2ª feira  – brinquedoteca / 3ª feira -casinha / 4ª feira – biblioteca/ 5ª feira – play / 6ª feira – quadra.
14:45h às 15:30h Atividades na sala Desenho livre, massinha, brinquedo de montar, casinha,  música, história, etc.
15:50h às 16:10h Jantar e higiene
16:10 às 16:20 Preparação para saida
16:20h às 16:30h Saída